Segunda-feira, 17 de junho de 2013. Acordei com um certo ar de esperança nesse dia. Tomei café da manhã, estudei para a prova que tinha mais tarde e fui para a faculdade. Fiz a mesma coisa que faço em época de provas. Mas essa segunda ia ser diferente. Após a minha prova, me juntei com mais três amigos e fomos para as ruas do centro da cidade. Saímos da nossa faculdade elitizada e idealizada e pagamos os ridículos R$2,95 do ônibus para podermos nos locomover com segurança e nos juntarmos com as outras 100 mil pessoas que estavam na Av. Rio Branco.
Talvez eu não seja a pessoa mais indicada para falar sobre as ondas de manifestações que andam varrendo o Brasil e mundo. Afinal, sou apenas uma estudante de 20 anos que tive tudo "de mão beijada". Graças a Deus, tenho uma família que pode me dar tudo de bom e do melhor, incluindo a educação necessária para poder analisar os fatos que andam acontecendo. Como esse blog fala sobre o carioca, nada mais justo do que eu dar a minha opinião sobre tais acontecimentos.
A manifestação de segunda foi pacífica e, honestamente, linda. Nunca tinha visto algo parecido antes. 100 mil pessoas - muitas delas usando branco por causa do "White Monday" - andando juntas, com tinta verde e amarela no rosto e berrando o hino nacional. Todo mundo orgulhoso o suficiente de ser brasileiro para poder sair às ruas e pedir mudanças. Sim, porque queremos mais do que a redução de R$0,20 nas tarifas do transporte público que só em abril matou 10 pessoas e feriu outros 70. Queremos uma segurança pública do povo e não contra o povo, como aconteceu na semana passada. Queremos "padrão FIFA para os hospitais públicos e para as escolas". Queremos ver o dinheiro que pagamos quando somos taxados em absolutamente tudo, ser usado em nosso retorno. Queremos mudanças e queremos ela agora!
Não tem muito mais o que falar em relação as manifestações. Não serão 0,1% de vândalos (que muitos acreditam serem "plantados" ali por partidos políticos para tentar "sujar" a causa) presentes nos protestos que mudarão o sentimento que mais - bem mais - de 240 mil pessoas sentem. Sra. presidenta, sres. ministros, deputados, governadores e prefeitos: O povo cansou de esperar.
No comments:
Post a Comment